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Arquitetos: Teresa Mascaro
- Área: 18 m²
- Ano: 2013
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Fotografias:Cristiano Mascaro
Descrição enviada pela equipe de projeto. O estúdio implanta-se dentro do lote da residência de um fotógrafo, nos arredores da grande São Paulo. Já havia sido construído um espaço de trabalho neste terreno, que com o passar do tempo, tornou-se espacialmente insuficiente com o crescente estoque de ampliações, caixas de negativos, equipamentos e etc. Por isso um novo espaço seria necessário, para acomodar a área de trabalho (mesa, bancada, prateleiras para arquivos digitais) de forma mais confortável, reservada e inspiradora.
O local disponível para a nova construção é uma área inclinada com muita vegetação, por isso a ideia de soltar o volume construído do solo, a fim de não se fazer necessários cortes e aterros radicais.
Mantendo o conceito de evitar agressões no terreno, a estrutura de aço foi a solução adotada, por sua facilidade de montagem, resistência, agilidade e esbelteza.
Do mesmo modo, laje de piso e vedações, foram montados na obra. A laje de piso é formada por uma dupla camada de “painel wall”, as paredes são no sistema steelframe, com placa de gesso internamente e placa cimentícia externamente e lã mineral para isolamento térmico e acústico, os caixilhos são em perfis de ferro galvanizado com grandes planos de vidro laminado e a cobertura em telhas termo-acústicas de poliuretano, elementos estes que tornaram a obra “limpa”, com redução de desperdício de material e de entulho, rapidez na montagem e consequentemente economia de custos e energia.
A nova construção se resume, em planta, a um quadrado de 4m x 4m internamente, o suficiente para acomodar a área de trabalho. Apenas 2 apoios (pilares) metálicos principais sustentam a construção, onde se apoiam 2 “anéis”, formados por 2 vigas e 2 pilares cada um, que envolvem o volume. Ou seja, as vedações independem da estrutura, que propositalmente fica totalmente exposta.
Com o ganho na cota de nível, o piso se igualou à altura das copas das árvores, fato que proporcionou visão para os belos planos verdes que naturalmente integram o espaço interior com o exterior. Porém, paredes são necessárias para um fotógrafo e suas fotografias. Por isso dosou-se vidro e planos opacos, levando-se em consideração insolação e função.
Definitivamente não se trata de um escritório convencional, de paredes brancas, divisórias, forro de gesso com iluminação embutida e fria. Para um profissional das artes a intenção foi criar uma ambiente de trabalho livre e inspirador.